HISTÓRIA 

O CLUBE

O Clube Atlético Ypiranga comemora seus 113 anos de fundação. Festejar esta data é uma prova de que a união e o amor pelas cores preta e branca fazem a diferença para tornar o CAY um dos melhores Clubes de recreação do estado de São Paulo.

Em 10 de julho de 1906, um grupo de jovens dissidentes do E.C. Germânia, hoje E. C. Pinheiros, se uniram a outros rapazes, uns do Vitória A.C., outros do G.D.R. Internacional para fundar o Clube Atlético Ypiranga.

A primeira sede social do CAY ficava em uma sala do prédio da Casa Lebre um estabelecimento comercial da época localizada no cruzamento da Rua Direita com a Rua XV de novembro, no centro de São Paulo.

Ao longo dos primeiros anos de fundação, o futebol do Ypiranga se destacou, tanto que em 1909, a diretoria presidida por Adolfo Wellische decidiu que o Clube ingressaria na Liga Paulista de Futebol. Outros dois clubes, o E.C. Savoia, de Votorantim, e a A. A. Vila Buarque, da Capital, também lançaram sua candidatura à vaga então existente, o que implicou na realização de um torneio de classificação. Foi feliz o Ipiranga, pois em 21 de abril vencia o Vila Buarque por 5 a 1 e em 24 do mesmo mês se impunha ao Savoia por 4 a 2.

 Sede no Sacomã 

Antes de fixar sede no bairro que lhe empresta o nome, o Ypiranga fez ligação com os bairros da Água Branca e Penha. A partir da fusão do Clube com o Nacional, Independência, Silex e América, em meados de 1929, o CAY muda-se definitivamente para o bairro do Ipiranga e ganha o apelido de "Vovô da Colina Histórica". No bairro histórico, o CAY funcionou no Parque do Sacomã, ruas Tabor, Silva Bueno, Patriotas e Xavier Curado e finalmente se instalou na atual sede da rua do Manifesto.

​Estabelecida no endereço da rua Bom Pastor, n° 3.000, a sede do Parque do Sacoman, era constituída por uma casa em estilo colonial, campo de futebol e uma quadra esportiva. O terreno também era servido por uma lagoa, formada pelo represamento do Córrego dos Moinhos. Ao lado da margem havia um atracadouro para barcos. Anos mais tarde foram construídas quadras para prática de vôlei e hóquei sobre patins e pistas de atletismo, com tanque para saltos.

Neste local eram desenvolvidas diversas atividades desportivas, além da tradicional equipe de Futebol havia também times de Basquete (masculino e feminino), Vôlei, Natação e Handball, Hóquei sobre Patins, Atletismo, Futebol de Salão, Bocha, Boxe e Tênis de Mesa.

Nos anos de 1948, 49 e 50 o time de futebol do Ypiranga conquistou o título de tri-campeão Paulista de Futebol na categoria juvenil. Nesta época, o departamento de esportes da sede do Parque do Sacoman, era reforçado por grandes atletas de diversas modalidades, entre os destaques estão: os irmãos Clemente, no basquete e natação; Noemia, Anésia e Yolanda no basquete; Vidal e Dototy no vôlei; Wanda dos Santos no Atletismo; Silvio e Caçila no futebol de salão; Elizabet Hetenlocher, campeã em diversas competições de natação e Geraldo Pisani, campeão Sulameircano de Tênis de Mesa.
        
A década de 50, foi um divisor de águas para a saga Ypiranguista. No ano de 1953, o CAY foi despejado do Parque do Sacoman - por meio de uma ação judicial movida pela família proprietária do terreno. Após o episódio, mudou-se para duas salas cedidas pelo CDR São José.
        
Sem sede, o clube passou a sofrer com o êxodo dos associados, ficando reduzido aos 118 abnegados – grupo de associados que se uniram e decidiram bancar as despesas do Clube. E, na tentativa de salvar a equipe de futebol profissional, foi feita a fusão entre o Corinthians de Santo André e o CAY. Porém, em 1958 disputou o último Campeonato Paulista que encerrou, definitivamente, as atividades do futebol, ficando somente com os esportes amadores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


        
Em 1956, a família Jafet doa um terreno situado na rua Xavier Curado, onde foi construído o primeiro ginásio esportivo de propriedade do Clube. No início da década de 60, o então presidente Mário Telles com a ajuda da família Jafet, adquiriu o terreno da atual sede, na rua do Manifesto, 475. A partir daí, iniciou-se a construção da piscina e as reformas nas instalações, pois o imóvel já era utilizado pela Sociedade Esportiva e Recreativa Ipiranga.

 Desenho da sede no atual endereço 

Fone: 11 3386.3386  /  cay@cay.com.br   /   Rua do Manifesto, nº 475 · Ipiranga · São Paulo/SP · CEP: 04209-000

  • w-facebook
  • White YouTube Icon

© 2016 - CAY. Desenvolvido por 8Cria.